top of page

Você sabia que seu filho pode alfabetizar-se em 60 dias?



Quem tem filhos com idade para o processo de alfabetização se questiona quando é ideal que ele leia e escreva as primeiras palavras. Normalmente os pais comparam o desempenho do seu filho com os colegas da sala ou classe, gerando dúvidas e inquietações em relação a alfabetização.


É importante ressaltar que cada criança tem seu tempo de aprender e que o processo de alfabetização não é homogêneo. Portanto, podemos ter crianças que aprendem a ler e escrever mais rapidamente do que outras, o que é normal para quem acompanha o meio educacional. Os pais precisam entender que a alfabetização é um processo natural e se conduzido de forma adequada, pode ser estimulado e acelerado.





Existem estratégias que os pais podem utilizar para estimular o processo de alfabetização, como por exemplo, sentando-se no chão e brincar com a criança, pronunciar as palavras corretamente, e associar objeto com palavras. Envolver os filhos nas tarefas de casa, atribuindo-lhes responsabilidades, estimulando a tomada de decisões e tornando-os independentes. Mas se ainda assim, os pais perceberem que é insuficiente e que o processo de alfabetização não evolui conforme o esperado, é hora de buscar ajuda externa.

A Talentto’s tem um programa de alfabetização em 60 dias, alicerçado em elementos como o atendimento individualizado, personalizado, com aprendizagem significativa. A criança é o sujeito do processo de aprendizagem e elabora sua construção sob orientação docente. O acompanhamento é realizado duas vezes por semana e a criança aprende em processo de associação, no tripe de pré-silábico, silábico e alfabético.


Os resultados os pais notam já na segunda semana, pois a criança e estimulada e motivada a ter confiança, pois ela não tem medo e receios, por isso o processo de alfabetização é algo normal e possível de ser concretizado. Sem pressão e de forma lúdica, a criança aprende, gradativamente, identificando-se com a leitura e escrita.

É importante que os pais procurem ajuda externa em lugares e instituições que tenham profissionais com experiência em alfabetização, pois não é simplesmente ensinar, mas fazer uma criança a ver o mundo e aprender a lê-lo e descrevê-lo.

Identificar quando o filho ou filha apresenta dificuldades é fundamental, para que a ajuda ocorra quando precisam e assim, consigam superar situações possam afetar a autoestima ou até o gosto pelos estudos. Dar apoio nos momentos mais difíceis é demonstrar que os pais estão preocupados com os filhos e, sobretudo, por amá-los, buscaram ajuda externa.

A Talentto’s, com seu programa de alfabetização em 60 dias não está concorrendo com a escola e nem afirmando que os professores que atuam no processo de alfabetização na rede não estão preparados. A diferença é que a professora, em sala de aula, tem uma turma para acompanhar, enquanto na Talentto’s, tem um professor para cada estudante.





A diferença quantitativa é que acelera os resultados. Ao focar em uma criança, estamos priorizando-a, fazendo um diagnóstico e trabalhando as necessidades para acelerar o seu processo de alfabetização.

Talenttinho

Alfabetizar uma criança não é mera instrução. É um processo de dedicação, amor, afeto e companheirismo. É propor um caminho no qual tudo faz sentido, pois é dessa forma que a criança se desenvolve e amadurece seu processo de aprendizagem.


Aos pais, cabe a tarefa de acompanhar o desenvolvimento dos filhos, tanto na vida pessoal como estudantil.


E se identificarem alguma dificuldade, procurar auxílio externo em locais que contam com profissionais experientes. Reforço que somente aulas particulares talvez não sejam suficientes para avançar na alfabetização. Por isso, encontrar locais que possuam equipe multidisciplinar possa ser a saída para que de fato a ajuda traga os resultados que os pais e a própria criança esperam.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page