top of page

O que é ter uma infância sadia?


Quando o assunto é infância sadia, muitos pais se questionam o que é recomendável oferecer para uma criança ter um desenvolvimento saudável e que contribua para sua formação. Na terceira década do século XXI, muitos pais optam por deixar seus filhos em casa, muitas vezes sem a companhia de outras crianças, imersos em tecnologia, temendo os perigos da rua. Contudo, para uma infância sadia, o indicado é que a criança brinque, tenha contato com outras crianças e passe por experiências variadas em que desenvolve suas habilidades e competências.


Uma criança segura, confiante e motivada é a que passa por experiências que valorizam tomada de decisão, trabalho em equipe, autonomia e atitudes que fortalecem as habilidades socioemocionais.




Por isso, estimular as crianças a brincarem, se movimentarem, superarem obstáculos que exijam raciocínio lógico e aplicação de estratégias são bem-vindas para desenvolver a criatividade.


Os pais que querem auxiliar seus filhos a terem uma infância sadia, podem procurar serviços alternativos como atividades esportivas, musicais ou que trabalhem o espírito de equipe. É importante que, duas a três vezes por semana as crianças interajam, no turno oposto ao que estudam, com outras crianças.


Ocupar uma criança ou apenas estar com ela não significa qualidade nas interações. É importante que ocorram momentos em que a criança interaja com alguém de sua idade, pois há particularidades que são próprias da idade.


A Talentto’s trabalha com momentos diferenciados, estimulando atividades complementares, pois entende que o desenvolvimento sábio da criança previne futuros problemas escolares e na vida pessoal. Portanto, investir em atividades alternativas torna-se um fator de sociabilidade e interação das crianças.


Se os pais lembrarem do tempo em que eram crianças, devem recordar que brincavam na rua, subiam em árvores e se envolviam com brincadeiras variadas. Pois os tempos são outros, a segurança da rua já não é a mesma, e, nem os pais, conseguem estar tanto tempo com os filhos como acontecia há 50 anos atrás.


Mesmo assim, não podemos deixar as crianças sem opções para brincarem e interagirem. Se durante a semana fica difícil ter momentos de interação, a opção é no final de semana reservar algum tempo para os filhos, estimulando-os a brincar, se movimentar e liberar energias.


A convivência sadia entre pais e filhos é fundamental para o desenvolvimento durante a infância e adolescência. Possibilita também maior abertura para conversas que são delicadas, especialmente quando se referem a sexualidade. Quanto maior confiança os filhos tiverem nos pais, mais abertos serão quando tiverem dúvidas.


Ao mesmo tempo, as brincadeiras são positivas, pois afastam as crianças dos vícios, tanto oriundos da tecnologia quanto aos associados ao consumo de entorpecentes. Quanto mais envolvidos em atividades variadas, menor serão as possibilidades de se envolverem em casos de dessabor.




As ocupações e correrias do dia a dia, muitas vezes faz com que tenhamos pouco tempo para conviver com os filhos. No entanto, não é a quantidade de horas que ficamos com eles, mas a intensidade das que estamos com eles é que são contabilizadas. Assim, aproveitemos bem o tempo quando estivermos com nossos filhos. Deixemos os celulares desligados e vamos priorizar o convívio e assim demonstraremos nossas prioridades.


Agora que já sabemos que o desenvolvimento sadio dos filhos é nossa responsabilidade, vamos reavaliar as ações que praticamos enquanto estamos em sua companhia. Planejar atividades, de forma conjunta, auxilia a desenvolver competências como poder de decisão, seleção e escolhas. Na vida, muitas vezes, fazemos escolhas e nem sempre fomos treinados para fazê-las.


O aprendizado para a vida, em boa medida é adquirido no convívio no lar. Por isso, precisamos valorizar o tempo em que estivermos com nossos filhos, estimulando-os, motivando-os, pois somente assim crescerão confiantes e sadios, pois sabem que foram e são amados pelos seus pais.



Que tipo de brincadeiras seus filhos mais participam?

  • Em grupos com primos e amigos como antigamente.

  • On line, sempre no video-game ou celular

  • Somente em casa


 

O Instituto de Educação Talentto’s iniciou suas atividades educacionais, em Foz do Iguaçu, região e país em 2011. Especializou-se no atendimento de estudantes, com uma metodologia própria que estimula a aprendizagem ativa, a autonomia e a motivação. Possui uma sede própria, especialmente construída, para atender os estudantes, pais e a comunidade, com os serviços de reforço, aulas particulares, atendimento psicopedagógico e neuropsicopedagogia.




72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page