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Educação que promove talentos.

Atualizado: 9 de set. de 2021

Retomando a rotina presencial de estudos...

A pandemia trouxe novos desafios aos pais e professores, relacionados ao desenvolvimento de aprendizagens, pois tivemos que lidar com uma realidade a qual não estávamos preparados para enfrentar como profissionais. De uma hora para outra, estávamos em casa, a escola fechada, mas o ano letivo corria e pais, estudantes e professores precisaram se reinventar para dar conta da nova rotina escolar.


Para os pais, a tarefa foi mais complicada, pois precisaram assumir parte das atribuições que eram da escola, especialmente em relação a orientação e disponibilizar tempo para auxiliar nas atividades e tarefas. Para a escola, foi necessário encontrar formas de se conectar com os estudantes, através de ambientes virtuais, continuando o processo de aprendizagem. E, os professores, foram se apropriando da tecnologia para manter vínculo com os estudantes e auxiliá-los no percurso formativo.


Os esforços realizados pelos pais, escola e professores para concluir o ano letivo de 2020 são reconhecidos, embora tenha deixado algumas pendências de apropriação de conhecimentos que requerem esforço para serem supridas em 2021. E, para tanto, os pais, talvez, precisem buscar ajuda, além da escola.


Há muitos profissionais especializados que podem auxiliar nessa tarefa, acelerando a aprendizagem dos estudantes. E é importante buscar ajuda para que o estudante adquira confiança, motivação e, principalmente, superação das dificuldades de aprendizagem. Auxiliá-lo na gestão do tempo e organização dos estudos, é fundamental para não gerar ansiedade e desmotivação.


A reabertura das escolas, no início do segundo semestre, evidencia o primeiro passo para uma retomada dos estudos presenciais. Ao mesmo tempo, aproxima os estudantes dos professores, mediando possibilidades de aprendizagem, fortalecendo os laços e valorizando os momentos de interação.


O despreparo de muitas redes de ensino, fez com que a tarefa de manter a aprendizagem em níveis desejados sofresse rupturas, pois a falta de políticas de acesso a internet, ao material impresso ou outros dificultadores, afastou os estudantes da escola. O recomeço exigirá, muita paciência por parte dos professores, dedicação e acompanhamento para que não ocorram índices elevados de evasão escolar.


Estamos em um momento propício para a retomada dos estudos e as redes de ensino, em conjunto com as famílias, podem acelerar os estudos, com a intenção de recuperar aprendizagens que, eventualmente, não foram aprofundadas e compreendidas. E se trabalharmos de forma significativa, então o processo de aprendizagem será mais efetivo.


Introduzir estratégias de aprendizagem que desenvolvam o aprender com significado são essenciais para que o estudante acelere seu processo educativo. Diagnosticar eventuais dificuldades para trabalhar e superá-las também é um passo importante para mapear elementos que auxiliem na promoção de aprendizagens.

Fomentar parcerias ou buscar auxílio, além do ambiente familiar ou escolar, é essencial, pois auxilia a superar obstáculos, assim como, a prática é indicada quando se percebe dificuldades de aprendizagem. E, muitos estudantes requerem auxílio, na orientação e execução de atividades e tarefas, de forma individualizada, pois devolve a autoconfiança, o protagonismo e a autonomia, indispensável para o sucesso da aprendizagem.

E, o papel do professor especialista, que estudou estratégias diferenciadas de aprendizagem, poderá auxiliar no processo educativo dos estudantes, pois atua além do ensino dos conteúdos, valorizando o aprender que faz sentido e está inserido no cotidiano. Assim, rompe-se com uma cultura de aprendizagem centrada na memorização e reprodução de conhecimentos para uma em que o aprender é prazeroso e para a vida.

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